16
maio
autoestima-psicólogo-clinica-raia

A autoestima como um dos pilares para o bem-estar


por Erica Tinoco

A autoestima é a somatória de características positivas da personalidade, uma visão e avaliação que cada indivíduo faz de si mesmo envolvendo os fatores físicos, emocionais e sentimentais.

Na psicologia entende-se que a autoestima poderá ser construída ao longo da trajetória de cada individuo, e a forma que nos olhamos pode determinar nosso comportamento e com isso influenciar nosso bem-estar. Desse modo se o individuo passar por situações positivas, se sentir satisfeito, possuir confiança e segurança, por exemplo, logo ele terá uma boa autoestima. Do contrario se o individuo apresentar comportamento inseguro, negativista, desenvolverá a baixa autoestima podendo manifestar uma depressão ou outros transtornos psicológicos.

De modo que a autoestima esta relacionada com a auto-imagem, o individuo é totalmente capaz de desenvolvê-la e mantê-la, porém muitos precisam do auxilio da psicoterapia.  E então como a psicoterapia pode ajudar a pessoa a mudar as contingências que determinam o comportamento de se avaliar de forma tão negativa?  Na terapia será identificado o que realmente incomoda o paciente, promovendo o autoconhecimento e a autoconfiança, auxiliando o paciente desenvolver uma visão geral positiva e outras ações para elevação da autoestima.

Portanto os resultados de uma boa autoestima estreitarão o amor-próprio, uma flexibilidade na compreensão sobre os acontecimentos, harmonização do que se sente e vivencia, satisfação pessoal, atraindo relacionamentos saudáveis e conseqüentemente a tão almejada paz interior e qualidade de vida.

erica-lopes-tinoco

Erica Lopes Tinoco Psicóloga Comportamental e atende na Clínica Raia



admin