16
maio
mae_e_trabalho_clinica_raia

Trabalho e maternidade: os desafios da mulher moderna


por Liliane Guedes

No mesmo mês em que comemoramos o dia do trabalho, comemoramos também o dia das mães, então nada melhor do que juntar essas duas datas para refletir como se dá a relação de trabalho e maternidade.

Diante da nova situação da mulher na sociedade, na busca de direitos igualitários, não há como não observar o acúmulo de tarefas do sexo feminino: antes as responsabilidades eram apenas de cuidar da casa e dos filhos, agora ainda são responsáveis por contribuir financeiramente para seus lares. Esta situação nos abre a reflexão sobre as escolhas que a mulher precisa fazer ao se tornar mãe.

Nem sempre esta decisão é de fato uma escolha, muitas vezes as circunstâncias da vida não permitem às mães escolher, elas só precisam manter a rotina anterior à licença maternidade. Há ainda aquelas que podem escolher trabalhar menos, ou não trabalhar.  O fato é que tendo escolha ou não, há na relação entre vida profissional e maternidade um sentimento muito comum: a culpa! Ou por ter abandonado o emprego, ou por não conseguir dar a atenção devida aos filhos.

Como Coach e psicoterapeuta um dos meus trabalhos é ajudar mulheres a se sentirem satisfeitas com sua produtividade, tanto materna quanto profissional, e assim, com mais frequência do que gostaria escuto a pergunta: “Existe uma situação ideal?” A minha resposta é sempre a mesma: “Sim, aquela que te faz feliz”.

É impossível imaginar um cenário em que a mãe consiga se dividir em duas e assim poder dedicar o mesmo tempo, com a mesma qualidade, aos filhos e ao trabalho. Sendo assim, é necessário encontrar o equilíbrio e aprender a estabelecer prioridades, portanto, saber aproveitar os momentos com os filhos, estimulando-os, dando atenção, afeto e limites, independente da condição profissional, é sempre a melhor saída.

Liliane Guedes

 Liliane Guedes Bressiani Balan Psicoterapeuta e Coach de Vida e Trabalho e atende na Clínica Raia



admin