23
jun
Data da foto: 1990
Bolo de aipim, de fubá, de arroz, tapioca e pastel de forno.

Como aproveitar as festas juninas em sair da dieta?


Por Thaisa Simões
As festas juninas estão aí! E São João não dá trégua e vem cheio de comidas boas para nos tentar, né? Será que é possível curtir as festas juninas sem sabotar a dieta?

Para poder aproveitar as festas sem colocar a dieta a perder, é preciso estar atento aos quitutes mais famosos e fazer as escolhas certas, ou no mínimo, moderar o consumo.
Comer alimentos com ingredientes hipercalóricos pode ter como resultado o ganho de peso e por isto,  adaptar a forma de preparo de alguns dos alimentos ou optar por uma versão mais saudável, pode ser a saída.

Por exemplo, o cachorro quente completo pode ser trocado pela versão light com molho de tomate caseiro, mostarda e maionese light, e salsicha de peru light. Essa versão contém 276kcal.
A espiga de milho possui poucas calorias e é uma ótima aposta. O ideal é evitar a manteiga, uma vez que o valor calórico aumenta bastante e cuidado com o sal.
A pipoca também pode receber uma versão light. Coloque 1/2 xícara (chá) de milho com 2 colheres de água em um recipiente alto, cubra com plástico filme e faça buraquinhos com o garfo no plástico. Leve ao microondas por aproximadamente 6 minutos em potência alta. Essa receita rende 3 porções e possui apenas 88kcal.
O bolo de fubá, feito com leite desnatado e adoçante artificial para forno pode ter uma redução significativa de calorias, chegando a 222kcal em 100g.

A tapioca é uma opção mas em festas normalmente os recheios são aqueles bem calóricos. Aposte em recheios com queijos magros ou frutas.
O espetinho de carne é uma boa pedida! Pode ser de frango também e já garante uma boa dose de proteínas.

Mandioca e pinhão, ambos assados, também são alternativas nutritivas, pois são ótimas fontes de fibras e vitaminas. Apesar disso, devemos estar alerta para a quantidade de sal nestes pratos, já que o excesso de sódio pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar os rins.

Entre os doces, versões mais saudáveis do arroz doce, por exemplo. Fonte de cálcio e alto teor energético, seu valor calórico pode ser reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante culinário.

Para quem não abre mão das bebidas típicas, aposte no vinho quente, sempre consumido com moderação. A bebida possui substâncias antioxidantes como os flavonóides – que combatem os radicais livres – e o resveratrol – com efeito cardioprotetor, além de aumentar as taxas de colesterol bom no sangue.

Bom lembrar também que as festas não são só de barracas de doces, salgados e bebidas. Então aproveite para dançar quadrilha, brincar, se divertir, pular a fogueira e tudo o que você ver pela frente para gastar os excessos!

Thaisa Nutricionista
Thaisa Simões de Abreu é nutricionista, atende na Clínica Raia
Atendimento particular e por convênios
Rua Oswaldo Cruz, 1081 – Indaiatuba/SP
Tel: (19) 3825-4722



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