29
ago
Beauty woman showing her hand palms. Selective focus.

Você tem dificuldade em dizer NÃO?


Por Erica Lopes Tinoco

Dizer não, pode se tornar desconfortável para algumas pessoas. Aparentemente para algumas pessoas dizer sim é uma forma de evitar conflito. Mas será que evita mesmo? Dizer algo que no intimo não é um desejo ou se permitir passar por algumas situações que não gostariam não faz com que evite conflito, ao contrário do que muitos pensam, esse possível conflito só intensifica trazendo insatisfações e relacionamentos não saudáveis.

Além de não ser assertivo, isto traz um enorme desconforto não só para quem fala, pois acaba fugindo da situação real e que precisa ser enfrentada, também para quem ouve que nunca aprenderá a lidar com frustração.

Normalmente essas pessoas são aquelas que não falam não porque simplesmente sempre ouviram sim, falta de autoconhecimento e/ou até mesmo são pessoas submissas, e que acreditam que dizer não é motivo de gerar magoas no outro. Mas até que ponto agradar o outro é preciso passar por cima de si mesmo? Uma visão extremamente equivocada que pode tornar-se a causa de muitos problemas.

Para construir relações saudáveis é preciso se conhecer e possuir assertividade. Ser assertivo é ser sincero, direto em suas colocações sem causar constrangimento, é possuir a capacidade de se auto-afirmar com clareza, transparência e sem receios. É respeitar a si mesmo e o próximo.

Se você enfrenta dificuldades em dizer não quando necessário, venha conhecer a Terapia Comportamental e descobrir as técnicas para que você consiga a dizer o que de fato gostaria, construindo relações saudáveis.

erica-lopes-tinoco

Erica Lopes Tinoco é Psicóloga Comportamental e atende na Clínica Raia



admin