13
nov
psicopedagogia_escola_reflexiva_Clinica_Raia_Malu_Melo

Você sabe qual a importância da Psicopedagogia em uma escola reflexiva?


Por Malu Melo

O papel da psicopedagogia vai além do âmbito escolar. Ela se faz necessário não apenas na escola, mas sim na vida social da população, de uma maneira que muitas das vezes é confundida com uma “aulinha” ou mesmo como reforço escolar. A atualização desse item é uma aliada na composição de novos caminhos para a melhoria da aprendizagem daqueles que tem dificuldade, seja qual for o motivo, seja de fundo emocional, do modo como é ensinado ou pela maturação do cérebro.

Toda escola hoje em dia, recebe crianças que tem alguma dificuldade. Seja essa deficiência intelectual, transtornos ou mesmo uma dificuldade mais acentuada comparando com seus pares, Nesses momentos não é descabelar-se, e sim traçar metas. Em primeiro lugar é necessário fazer uma avaliação diagnóstica, uma sondagem para avaliar o que esse educando já sabe fazer; pronto, esse é o ponto de partida.

Tudo precisa ser levado em consideração:  idade, suas habilidades, coordenação motora, sua fala, trocas, enfim, a avaliação será o norte para a vida acadêmica do educando e educador, a partir daí metas deverão ser traçados, um currículo deverá ser adaptado, assim os objetivos com esse aluno serão mais fáceis de serem conquistados.

Quando a figura do psicopedagogo se faz presente na escola, essa pode ser uma parceria muito importante, uma vez que escola e profissionais se juntam, a vida escolar de qualquer aluno pode ser um pouco mais leve. A visão da escola e dos educadores frente às dificuldades dos alunos com dificuldades, devem ser pautadas numa visão reflexiva e transformadora. A família não pode ficar de fora, deve ser incluída nesse processo do ensino e aprendizagem.

Muitas escolas recebem queixas dos alunos e até mesmo dos pais sobre o não aprender. Portanto o olhar do professor deve ser aguçado. Nessa situação o psicopedagogo, por meio de um olhar clínico, pode fazer uma avaliação e se for necessário, intervir nas dificuldades pautadas e no diagnóstico, e quando necessário o aluno poderá ser encaminhado para outros profissionais.

malu_melo_psicopedagoga_indaiatuba

Malu Melo

Graduada em Pedagogia na Faculdade UNOPEC de Indaiatuba, Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp, em Itu, e Especialização em Educação Especial na Unifac Botucatu.



admin